Como anunciar no Facebook Ads: O guia passo a passo para iniciantes

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Como anunciar no facebook Ads é um desafio para você ou sua equipe? Neste Guia completo para iniciantes, você fara seu primeiro anuncio hoje mesmo!

Certamente o Facebook é hoje uma das redes sociais mais influentes do mundo, se não a maior, contabilizando cerca de 1.14 Bilhão de usuários ativos todos os meses ( Dados do Facebook no ano de 2016 ) sendo mais de 3 milhões de anunciantes ativos, isso só aqui no Brasil ( dados segundo o próprio Facebook ).

Por tanto sem duvidas a audiência da sua empresa está no Facebook, e saber Como Vender no Facebook é fundamental se você deseja conquistar mais clientes, aumentar o alcance da sua marca e consequentemente alavancar a sua receita.

Hoje eu vou te ensinar Como Anunciar no Facebook Ads, vou te passar um passo a passo detalhado para que você possa fazer seus primeiros anúncios hoje mesmo, se assim você desejar é claro, mas antes eu preciso lhe explicar algumas coisas fundamentais para fazer um anuncio bem sucedido.

Por que Anunciar no Facebook Ads

Que o Facebook é uma das redes sociais mais influentes do mundo você já sabe, mas acredito que você não saiba que de cada 10 Brasileiros 8 possuem uma conta ativa na rede social do tio mark zuckerberg, contabilizando uma media de 100 Milhões contas ativas, somente aqui no Brasil.

Mas é claro que você não conseguira impactar todos esses 100 Milhões de usuários, nem mesmo seria interessante e você ira entender o por quê no desenrolar do texto. Devido as limitações culturais, de nicho e do próprio Facebook, as publicações que você faz, seja no seu perfil pessoal ou na página da sua empresa são entregues a cerca de 2% do seu ciclo de amigos ou seguidores isso de forma orgânica.

Ao desejar aprender Como Anunciar no Facebook Ads o seu maior desafio sera compreender como segmentar a audiência ideal, para o seu produto ou nicho especifico, para então reter as pessoas que realmente tem interesse pelo produto, serviço ou assunto que você quer abordar e principalmente potenciais compradores do seu produto ou serviço.

Veja mais 5 motivos para anunciar no facebook Ads:

  1. Custo por clique (CPC) relativamente baixo e competitivo ao se comparar com outras plataformas;
  2. Alto poder de segmentação da persona ideal;
  3. Diversos formatos de anúncios;
  4. Alcance orgânico é extremamente baixo;
  5. Relatórios detalhados de desempenho de campanhas;

Agora que você já tem motivos mais que suficientes para anunciar nesta gigantesca rede social, vamos de fato aprender Como Anunciar no Facebook Ads de forma efetiva.

A importância da persona em sua estratégia de Facebook Ads

Quantas vezes você não ouviu uma pessoas ou empresa frustrada, pois seus anúncios no Facebook ads não surtiram o resultado esperado, e logo em seguida desistirem da plataforma, e pior espalhando coisas como “O Instagram me da 10X mais engajamento“, “O E-mail destrói os anúncios” e etc.

Sabe qual o problema, estás pessoas tentam vender “Bicicletas para quem quer comprar panelas de pressão” tá bom o exemplo foi meio estranho, mas vou te explicar: Ao fazer um anúncio essas pessoas ou empresas, esquecem de que precisam oferecer o produto ideal para a pessoa ideal.

Antes mesmo de criar um anúncio você precisa definir a persona ou avatar para qual quer vender, saber os interesses, de que modo ele esta buscando a informação e não menos importante, quais os problemas essa persona deseja solucionar no seu dia a dia.

Dessa forma você sera capaz de segmentar melhor seus anúncios, aumentando e muito sua taxa de conversão, uma vez que você entregue a solução para o problema da sua persona.

Quer se aprofundar e entender melhor como definir uma persona ou avatar: Clique Aqui

OK! Agora que você aprendeu a importância da persona, vamos ver quais tipos anúncios estão disponíveis no facebook.

Tipos de Anúncios no Facebook

O Facebook disponibiliza cinco canais de anúncios, São eles:

  1. Feed de Noticias DeskTop;
  2. Feed de Noticias Mobile
  3. Anúncios na Barra Lateral Direita
  4. Redes de audiência em dispositivos móveis
  5. Instagram

O mais legal é que você pode anunciar em todos os modelos de anúncio, inclusive  essa é uma recomendação da rede social, mas caso você não tenha interesse em anunciar em todos os canais, você pode  clicar em Editar posicionamento e selecionar a que mais lhe agradar.

Para entender na pratica como funciona os anúncios no facebook clique no link em azul: Formatos de anúncios do Facebook.

OK! Agora vamos criar o nosso primeiro anúncio?

Como Anunciar no Facebook Ads

O primeiro passo é ter uma Fanpage do seu negocio, caso não tenha sera necessário criar para poder prosseguir, pois anúncios no Facebook Ads precisam ser ligados a negócios e não a pessoas.  Acesse a página de: criação de páginas.

Muito alem de servir para  fazer anúncios, a sua página de fãs é um local de comunicação direta com sua persona e clientes, é nela onde você fara seus lançamentos, seus pronunciamentos e vendera a sua oferta, em consequência é o local onde você manterá o seu cliente engajado com a sua marca.

Bom agora sem mais delongas, vou te ensinar Como Anunciar no Facebook Ads, vamos lá?

Como impulsionar uma publicação: A maneira mais simples de anunciar no Facebook.

Fazer publicações recorrentes em sua página do Facebook é de estrema importância, pois ajuda a manter o engajamento por parte dos seus seguidores, com o conteúdo que você aborda nas redes sociais, assim melhorando o retorno organico (Não Pago) que sua página recebe.

É importante frisar, que o Facebook não entrega suas publicações a todos os seus seguidores, isso ocorre por uma limitação gerida pelo EdgeRank, algorítimo  destinado a filtrar e entregar publicações de acordo a sua relevância para as pessoas.

Desse modo se deseja atingir o máximo do seu publico no Facebook, você devera aprender a impulsionar Publicações, pensando nisso eu Rubens Salles fiz um passo a passo bem simples, para que você comece a  aumentar seu engajamento hoje mesmo.

Mas lembre-se  que este  Guia passo a Passo de como Anunciar no Facebook é para iniciantes, caso esteja em um nível a cima, busque em nosso blog conteúdos complementares que estejam em seu grau de compreendimento.

Como Impulsionar uma publicação no Facebook Ads:

Passo 01: Acesse a página inicial da sua FanPage;

Passo 02: Uma vez na  página inicial da sua FanPage do Facebook, procure no canto inferior esquerdo um botão azul escrito “Promover”e clique sobre ele.

Botão Azul na parte inferior esquerda da pagina no facebook escrito promover
Botão Promover

Passo 03: Após clicar sobre o botão “Promover” será aberto um PopUp, contendo as opções de anúncio para a sua FanPage, selecione a opção “Impulsionar uma publicação” e clique sobre ela.

A imagem lista as opções de exposição para a página
Impulsionar uma publicação

Passo 04: Agora escolha qual publicação deseja impulsionar, e clique em “Impulsionar Publicação” e aguarde.

A imagens ilustra as opções de publicações para impulsionar
Opções de postagem para impulsionar

Passo 05:  Você sera redirecionado para um novo PopUp, onde terá disponível as opções de segmentação do anuncio, isto é definir o Público-alvo para quem quer exibir seu anúncio (Impulsão de publicação). Dentre as opção de segmentação do Facebook ads, são elas:

  1. Definir gênero para qual quer exibir a publicação;
  2. Definir a faixa etária do seu Público-alvo;
  3. Definir a geolocalização do seu Público-alvo;
  4. Orçamento total para a campanha;
  5. Duração da campanha;
A imagem demonstra as opções de segmentação ao impulsionar uma publicação
Segmentação do Facebook

Após definir a segmentação do seu Público-alvo, clique no botão azul na parte inferior direita da tela, com a escrita “Impulsionar”.

Passo 06: Agora basta escolher o método de pagamento desejado e clicar em continuar.

A imagem demonstra as formas para efetuar pagamentos disponíveis pelo facebook ads
Métodos de pagamento Facebook Ads

Pronto! Você acaba de impulsionar uma publicação pela primeira vez e de quebra aprendeu uma das várias formas de como anunciar no Facebook Ads.